8 passos para a automotivação contínua, mesmo durante os tempos difíceis

Muitos de nós encontramos altos e baixos nos nossos níveis de automotivação, e temos que tomar cuidado pra não perder o entusiasmo e empenho. Às vezes é como um ciclo contínuo onde estamos motivados por um período de tempo, depois dificuldades aparecem a motivação cai e temos que nos motivar novamente.

Não há nada mais poderoso para a automotivação do que a atitude certa. Você não pode escolher ou controlar todas as suas circunstâncias, mas você pode escolher sua atitude em relação às suas circunstâncias.

8 passos para automotivacao

Com o passar do tempo e quanto mais você desenvolver a sua habilidade de se auto motivar, mais naturalmente isso ocorrera e estará sempre ao seu dispor para enfrentar situações difíceis e contratempos.

A chave da motivação para mim, é compartilhar como no passo 8, “Ajudar ao próximo”. Pode ser um tanto viciante e motivador quando você ajuda ao próximo que está enfrentando um problema ou dificuldade onde você pode ajudar.

Uma boa maneira de ter automotivação continuamente é implementar algo como esses simples 8 passos, você não precisa dar todos os passos, porem quanto mais você puder fazer, mais motivação você vai ter:

1. Comece simples

De o seu primeiro passo e mantenha motivadores em torno de sua área de trabalho - coisas que lhe dão essa faísca inicial para começar.

Esses motivadores serão os Gatilhos para lhe lembrar que deve seguir em frente (enfrente, tente outra vez, vá novamente, comece outra vez, não desista...)

2. Manter boa companhia

Faça encontros mais regulares com pessoas positivas e motivadas. Isso pode ser tão simples quanto um bate-papo com colegas ou uma rápida discussão com um amigo que gosta de compartilhar ou ampliar ideias.

Pessoas positivas e motivadas são muito diferentes das negativas. Eles vão ajudá-lo a crescer e ver oportunidades durante tempos difíceis.

Aqui estão mais razões pelas quais você deve evitar pessoas negativas: 15 razões pelas quais você deve evitar pessoas negativas

3. Continue aprendendo

Leia e tente aprender em tudo o que puder. Quanto mais você aprende, mais confiante você se torna e suas chances de sucesso aumentar exponencialmente.

Você pode treinar a sua cabeça para aprender ao longo da vida com estas dicas: 15 maneiras de cultivar a aprendizagem ao longo da vida para um cérebro mais afiado

4. Veja algo de bom em tudo, ate mesmo no mau.

Ao encontrar obstáculos ou objetivos desafiadores, desenvolva o hábito de encontrar soluções para superá-los. Ao invés de pensar “Isso vai ser estressante” tente substituir com “Este será um grande desafio” (Como manter este blog está sendo pra min)

Aqui estão 10 dicas para facilitar o pensamento positivo.

5. Pare de analisar

Basta fazer. Se você estiver com pouca motivação para um determinado projeto, tente começar em outra coisa. Algo trivial mesmo, então você vai desenvolver o impulso para começar as coisas mais importantes.

Quando você está pensando e se preocupando (principalmente se for opinião alheia), você está apenas perdendo tempo. Estas técnicas de quebra de preocupações podem ajudar.

6. Conheça a si mesmo

Mantenha anotações sobre quando sua motivação está em alta e você se sente como uma pessoa que pode alcançar tudo nesta vida. Haverá um padrão que, uma vez que você fique ciente, você poderá trabalhar para desenvolver e criar condições favoráveis.

7. Acompanhe seu progresso

Mantenha uma contagem ou um calendário de progresso para projetos em andamento. Quando você vê algo seguindo em frente você vai ficar ainda mais motivado, especialmente quando notar o quanto já caminhou na direção de seus objetivos.

Dê uma olhada nessas 4 maneiras simples de acompanhar o seu progresso para que você tenha motivação para alcançar seus objetivos.

8. Ajudar ao próximo

Compartilhe suas ideias e ajude os amigos a se motivarem. Ver os outros se dando bem e atingir seus objetivos com sua ajuda irá motivá-lo a fazer o mesmo.

Ajudar os outros e tão bom quanto ajudar a si mesmo, aqui está o porquê.

Espero que você gradualmente desenvolva certas habilidades que se tornem hábitos motivacionais.

Uma vez que você chegar ao ponto em que você ajuda regularmente os outros a se manterem motivados - seja com uma conversa com amigos e familiares, dando oportunidades para outras pessoas ou apenas atenção para alguém que precise de um ouvido - você vai encontrar a sua chave para motivação sem fim. Lembre-se, e dando que se recebe e isso vale para motivação também.

Muitos passos?

Se você pudesse dar apenas um passo, qual seria? Faça!

Geralmente o difícil e começar, mas vá em frente, jornadas de mil passos começam com o primeiro passo. Haverá momentos em que você tem que fazer coisas que realmente não quer: é aí que os outros passos e dicas vêm a calhar.

Você conhece o ditado “Trair e coçar e só começar”? Surpresa!!! Isso vale para tudo na vida!

Obtenha seu embalo, seu ritmo e siga motivadamente em direção ao que quer. Porem lembre-se de parar e descansar de vez em quando pois ninguém quer trabalhar o tempo todo!

Este post foi útil para você?
Compartilhe e deixe sua opinião nos comentários abaixo!