Ajudar ao próximo realmente é autoajuda.

Ajudar uns aos outros é uma parte fundamental da humanidade, unindo-se e ajudando um colega ou amigo faz muito bem. Em tempos de tragédia ou dificuldades, as histórias daqueles que ajudam os outros são inspiradoras. Várias profissões dedicam suas vidas para ajudar os outros, da força policial que protege nossas cidades, aos bombeiros que se deparam com edifícios em chamas, para os homens e mulheres comuns que todo dia arriscam suas vidas para o bem comum quando a necessidade aparece.

“Ninguém nunca se tornou pobre, dando.” ― Anne Frank, Diário da Anne Frank

Mas ajudar os outros não se limita a grandes gestos em tempos de tribulação. Ajudar ao próximo pode ser feito todos os dias. E ao contrário do que você pode ter ouvido, ajudar os outros nem sempre tem que ser um ato puramente altruísta. É importante entender que ajudar os outros pode realmente ser autoajuda. Não importa qual seja a motivação, sair e ajudar os outros é a chave.

Então, nesse espírito de motivação, aqui estão 5 razões pelas quais ajudar os outros realmente ajuda a si mesmo.

1. Quid Pro Quo - Um favor pelo outro

Quando você ajudar alguém, eles serão mais propensos a ajudá-lo. Este é o acordo básico e tácito da sociedade moderna.

Vou passar o dia inteiro te dando uma mão, mas você me deve uma pra quando eu precisar. É muito mais fácil encontrar ajuda quando alguém sabe que você faria o mesmo em troca. Outros as vezes nem sempre fazem jus à sua parte do negócio, e você também não, mas se você ajudar pessoas suficientes e fazer muitas boas ações, estas ações serão dadas de volta quando necessário.

2. Karma vai para os dois lados

Muitas vezes, a ideia de karma é descrita de forma negativa. Se você fizer o mal, algo ruim virá em sua direção no tempo certo. Mas funciona para o outro lado também. Quando você é uma boa pessoa e ajuda as pessoas, coisas boas começam a acontecer.

E enquanto você não pode acreditar cegamente em um universo interconectado que recompensa boas ações, há algo a ser dito sobre como ajudar os outros muda sua perspectiva. Quando você está ajudando os outros, muitas vezes você vai se sentir melhor sobre si mesmo, aumentando a probabilidade de que sua próxima experiência seja positiva, ao invés de negativa.

3. Fazer bem nos faz sentir bem

É talvez o benefício mais citado de fazer o bem: você vai se sentir bem. Ajudar os outros é uma ótima maneira de se sentir melhor consigo mesmo. Ver um sorriso ou até mesmo lágrimas de alegria faz tudo valer a pena. É simples assim.

4. Boa publicidade é a melhor publicidade

As pessoas percebem quando você está agindo corretamente e fazendo o bem. Pode não ser a razão pela qual você ajuda, mas alguém está sempre assistindo. Mesmo o gesto mais simples pode fazer uma impressão incrível.

5. Ajudar os outros fica bem no currículo

Seu currículo está um pouco magro? Oferecer seu tempo e energia como voluntario faz com que seu currículo pareça tão bom quanto você se sente.

Os gerentes de contratação olham favoravelmente para o trabalho voluntário e muitos comitês de aceitação o usam para diferenciar candidatos semelhantes. Então, ajude nos centros comunitários, vire voluntário no abrigo para desabrigado, ajude como voluntario onde for possível. Sua comunidade e seu currículo irão agradecer.

Claro que você não está ajudando os outros apenas para fazer o seu currículo melhorar; você também está ajudando a si próprio, se tornando uma pessoa melhor, fazendo novas amizades e aprendendo novas habilidades.

Este post foi útil para você?
Compartilhe e deixe sua opinião nos comentários abaixo!